17.12.06

Seção versos subcutâneos (passando por cima da seção obituário)

Como gastei uma seção de obituário com o pulha do Pinochet e estou me esforçando por não falar demais em morte, perdi a oportunidade de deixar uma homenagem ao grande Sivuca, que sucumbiu nesta semana a um câncer que o perseguia há tempos. Só que, ao contrário do general chileno, a alma do nosso músico, capaz de fazer tanta gente sair do chão, já deve ter voado diretamente para o céu dos artistas, que deve ser o melhor de todo (certamente não seria o céu dos filósofos). Sivuca agora é eterno: nós que por enquanto ainda estamos aqui poderemos para sempre aproveitar seu legado sublime.
Como não quero transformar isso num texto, mando aí embaixo um poema antigo, que fala de música. É uma homenagem ao violão, mas acho que também vale para o nosso Sivuca, embora ele fosse acordeonista: O violão também é um elemento imortal da nossa música.

Ao pinho

da madeira clara do aço teso do bojo vazio
o soar o ranger o grunhir o berrar
dos dedos com calos das unhas compridas da pele ferida
o doce o belo o triste o duro
nos trastes gelados no braço abaulado na boca expressiva
a vida a seiva a alma a morte
nas curvas corretas nas linhas exatas na ponte afinada
o fundo o negro o falso o calmo
pela boca fremente por poros abertos por ossos doídos
o novo o grande o grave o eterno
por pelos molhados por olhos cerrados por veias abertas
a cara a pena a pauta a pluma

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Paulo, brasuca-francês,
eis me aqui again [como seria again em francês?]

Bem,
gostei do poema: o ritmo musical me fez ver as batidas de uma bateria...

abrçs,

14:49  
Anonymous Anônimo said...

Perdemos um grande músico... Ainda bem que as suas obras ficam para sempre.
Bjos

18:48  
Blogger Raquel said...

a morte é mesmo uma ingrata certas vezes, mas o que de bom existe é que na morte podemos perceber os frutos deixados por que se foi...
e ha frutos e fruots...
Bom final de ano para ti, muito grata por todas suas visitas no meu blog este ano, que o proximo seja repleto de saude e paz para todos nós...
:) Bijin...

23:10  
Anonymous Anônimo said...

Bela homenagem...beijos

23:32  
Anonymous Anônimo said...

ESTOU PASSANDO PRA DESEJAR UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PRA VC E SUA FAMÍLIA!!! BJS.

18:53  
Blogger Kalinka said...

Hoje vim estar um pouco contigo, apeteceu-me!!!

Começando 2007, os meus posts iniciais serão uma espécie de reportagem sobre as férias que fui fazer a New York bem recentemente.
Caso te interesse, aparece por lá.

Vamo-nos encontrando pelo mundo da blogosfera, assim o espero, em 2007

Para ti e todos os que aqui vierem em Paz, os votos de um Ano Novo muito Feliz, com apenas 3 coisas essenciais à Vida - Saúde, Paz e Amor, o resto virá por acréscimo.
Beijokas.

02:01  
Blogger Heloisa B.P said...

Junto-me a Sua Homenagem ao ARTISTA!
E... "Acordeon" e' tradicao a nao perder! Embora, penso que no BRASIL, seja mais O VIOLAO que e' tradicao!
VALEM AMBOS_VALE A BOA MUSICA E O ARTISTA QUE A CRIA E INTERPRETA!

Saudacoes para SI* Paulo!
Tenho estado a ler este Seu EXCELENTE *ESPACO*! _Voltarei mal possa para ficar mais em dia!
Leio mas nao deixo mensagem em todos os "POSTS", porque acabaria por me repetir:
_EXCELENTE_!

Heloisa B.P.
************

17:14  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.