25.5.06

Seção gastronomia: Filé do Moraes

Oficialmente, o nome do restaurante é Rei do Filé. Mas todo mundo conhece como Moraes, que é mais ou menos um "subtítulo" da casa. Não adianta...

Fui hoje almoçar lá. Não o do centro, que fica diante de uma praça simpática, embora tomada pelos mendigos e caindo aos pedaços. Fui no da Al. Santos, mesmo. Não importa: o principal estava lá: o alho queimado que acompanha aqueles deliciosos croquetes de carne com que o cliente é brindado logo que senta. Uma delícia! Não faço nem questão de comer o prato principal depois de espargir a carne moída com aquele maná cor-de-terra.

Antes, podia-se pedir quantas vezes se quisesse, que eles trariam mais alho. Parece que as pessoas não resistiam e abusavam do direito de comê-lo. Pena. A vantagem é que diminui a probabilidade de ter uma indigestão pelo excesso... Hoje, temos que nos contentar com uma quantidade limitada.

Claro: nem só de alho se faz um autodenominado Rei do Filé. Talvez não seja o melhor filé de São Paulo, mas certamente é um dos melhores. Para quem não está disposto a meter a mão no bolso, o prato executivo que está na última página do cardápio oferece algumas opções bem simpáticas a R$ 19 (são 18,90, mas vamos deixar de cretinices...).

No centro, durante a noite, boêmios e artistas conversam em voz alta enquanto os garçons correm de um lado para o outro desviando-se dos braços mais exaltados que gesticulam em meio a discursos políticos. Na Al. Santos, durante a semana, engravatados almoçam com seus copinhos de chope. No centro, os almoços de final-de-semana ainda contam com aquelas famílias de pessoas mais velhas, que curtiam São Paulo no tempo em que isto aqui era uma cidade. Dá uma certa nostalgia.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei muito dos seus escritos. Temos estilos bem diferentes, mas gostei muito mesmo do que escreveu. A Seção Gemäldegalerie, e os seus poemas merecem destaque, post mais e haicais também.Um abraço. Deixei o seu blog linkado. Um abraço

17:20  
Anonymous Anônimo said...

Alho me deixa com bafo ruim. Carne tem colesterol. Chope engorda.

21:43  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.