24.5.06

Seção Gemäldegalerie: o ocultismo de Kupka

Sei que negligenciei a seção Gemäldegalerie durante uma semana inteira, mas tenho uma boa desculpa. František Kupka (ou Frank) (1871-1957) mudou tanto de estilo ao longo da vida que é difícil escolher um quadro representativo, ao contrário dos representantes anteriores desta seção. Mais conhecido pelos seus quadros abstratos e geométricos, o pintor checo (naquele tempo seu país pertencia ao império Austro-Húngaro) teve também uma fase ocultista (o interesse nunca o abandonou), um período anarquista, que refletiu em alguns de seus trabalhos, uma certa queda pelo expressionismo e, finalmente, realizou também trabalhos de ilustração pra garantir um prato de comida aqui e ali.

Então como escolher uma obra? Fui apresentado a sua produção na visita a um museu que tinha uma discreta exposição dedicada a ele. Fiquei muito impressionado; as obras não eram aquelas que o fizeram mais notório, as abstratas da última fase de sua carreira. Ao contrário, eram obras escuras, misteriosas, perturbadoras. É a parcela do trabalho de Kupka que mais me agrada. Decidi colocar uma gravura que lembra aquelas que vi no museu (não me recordo se a que escolhi fazia parte da exposiçaõ ou não). Esta, "Resistência ou O Ídolo Negro", que encontrei pela internet, remete imediatamente á simbologia de sua fase ocultista. Esfinges, estrelas, um caminho que se perde no horizonte, sem destino certo. Como a vida, por que não? Como a trajetória do Espírito, talvez. A desvendar-se; por enquanto, são apenas trevas.

Mais tarde, vi também um auto-retrato seu. Achei igualmente marcante: a pouca luz que entra pela janela, como numa tarde de outono, ilumina suas costas, mas não seu rosto. A pouca expressão parece demonstrar um certo enfado, um desconforto em estar sendo retratado, o que poderia ser absolutamente natural, não fosse o fato de é um auto-retrato. Nós podemos vê-lo trabalhando no primeiro esboço dessa tela, como se fôssemos o espelho da sua arte. Kupka é magro, cadavérico, famélico. Eis um auto-retrato que não enaltece o artista.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi P.! Antes de qquer comentario sobre seu blog, obrigada pela mensagem sobre minhas fotos!
Estou estudando em Barcelona, mas eu adoro "Sumpa" (minha casa)!
Pelo visto vc curte o lance da imagem, né? Muito legal sua descriçao dos quadros deste Kupka!(nao o conhecia, embora este autoretrato nao me seja estranho...)
Curti seu blog! Vou visita-lo sempre!
am abraço, inté logo!
Carolina

21:28  
Anonymous Anônimo said...

Quer dizer que o cara era chegado num mistério. Coisa de adolescente. Não gostei. Fala de algum pintor sério, tipo Leonardo da Vinci, Picasso, sei lá.

21:41  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.