18.5.06

Seção gastronomia: Mercearia do francês

Essa é pros paulistanos que ainda saem de casa. Em Higienópolis, logo atrás do cemitério, ao lado de uma praça (sou péssimo pra lembrar nomes de ruas!), tem um restaurante muito simpático que se chama, adivinhem (não vale ler o título), Mercearia do francês. Como diz o nome, o restaurante pertence a um sujeito com a maior cara de francês que sempre está por ali.

O lugar é agradabilíssimo para ir durante o dia quando o tempo está bom. Ao contrário do que se pode esperar em São Paulo, a praça é de fato uma praça, com árvores, banquinhos e tudo, muito agradável. Não é um daqueles cantos de concreto que nesta cidade são apelidadas de praças. O cemitério ali ao lado garante a tranqüilidade, pelo menos até que os mortos também resolvam sair por aí explodindo delegacias.

Durante o dia, senta-se ao ar livre. Durante a noite, a iluminação pública deficiente, como é de praxe na cidade, não o permite, mas o ambiente interno é bom. O ponto negativo vai para a música, que não condiz com o clima intimista e elegante do lugar. Vai aí uma dica ao francês que está sempre por lá.

Quanto à comida, vai na onda da tendência contemporânea de misturar culinárias de países diferentes, mas sem exagero. Na mercearia, alguns pratos tendem para o brasileiro, outros tendem para o francês e tudo é feito com muito bom gosto. Vale a pena.

Vou dar também uma dica: os pratos principais têm preço de restaurante de luxo, e são de fato pratos de luxo, muito gostosos. E, como pratos de restaurantes de luxo, são mal servidos e não sustentam um homem adulto, desconfio que também não sustentem uma mulher adulta. Por outro lado, e isso é o que eu achei curioso, as entradas e saladas são enormes, deliciosas e baratas. Pedi uma porção de pastéis de carne seca, e o que veio foi maior do que o prato que eu comeria depois. Na verdade, só com aqueles pastéis e, de repente, uma salada (tem uma ótima, com molho de limão e tiras de frango), eu já sairia satisfeito, gastando vinte reais a menos.

A seleção de vinhos é boa; nenhum espetáculo, mas é boa. Não há vinhos dos mais caros, nem dos baratos, então se você for um esnobe ou um jovem com orçamento limitado, procure outro restaurante.

É isso. Vale a pena conhecer o lugar. Pessoalmente, prefiro durante o dia. Mas cada um escolha o que preferir.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu adoraria ir nesse restaurante, é uma pena que eu não tenho dinheiro. Será que você não poderia dar dicas de coisas mais em conta?

20:54  
Anonymous Anônimo said...

Ô vagabundo, ninguém vai te levar a sério se você continuar com essa preguiça de dar as informações direito. Custava ir no google, digitar o nome do restaurante, pegar o endereço e o telefone e publicar?

20:55  
Anonymous Anônimo said...

O restaurante em questão é excelente. Recomendo a salada de filé mingon e o filé ao molho poivre e batata inglesa.

02:20  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.