Seção Gemäldegalerie: Castagneto e a linha d'água
Este quadro é típico da obra de Giovanni Battista (ou melhor: João Batista) Castagneto, um dos primeiros pintores brasileiros de primeira linha. Está certo que, de nascimento, era italiano, mas chegou ao Brasil ainda pequeno e é tão brasileiro como vous et moi. O tema das praias, dos barcos, de tudo que se relacione ao mar, é mais do que recorrente nas telas de Castagneto. Não é à toa. Filho de imigrantes, pintava de um barco na Baía de Guanabara.
É claro que não se pode dizer que Castagneto tenha sido um impressionista. Mesmo assim, podemos apontar que ele tinha em comum com essa corrente algumas preocupações. Idéias como perspectiva e forma são secundárias em seu trabalho, se comparadas com o valor da luz. Ora, direis, luz? Não tem luz nenhuma nesse quadro...
Mas tem. Tem a luz fenecida de um fim de tarde no inverno carioca. A praia vazia, os barcos encalhados, a escuridão chegando, estão em inúmeros dos trabalhos do pinto ítalo-brasileiro (mais brasileiro que ítalo). Não é necessário mencionar a melanciolia que as cores e formas do quadro transmitem; é tão clara que ajuda a explicar por que o artista deixou este mundo aos 38 anos de idade.
1 Comments:
Cara! Pirei nesse quadro! Parece uma praia que tem perto da minha casa. Os pescadores levam as jangadas lá pra consertar e ficam horas batendo papo e cantando. É igualzinho, me identifiquei pacas! Valeu!
Postar um comentário
<< Home