29.5.06

Seção Versos subcutâneos: Descobertas

Para não me acusarem de negligenciar a parte literária do blog. Este é um pequeno poema que fiz em homenagem aos nossos filósofos e cientistas que desvendam os segredos do universo; exatamente: aqueles que talvez não devêssemos desvendar. Ou deveríamos?

Descobertas

Primeiro descobrimos que a Terra
Não está no centro do Universo;
Que giramos em torno do Sol;
Que somos do terceiro planeta.

Depois, as pesquisas revelaram
Como o Sol está longe do centro;
E que a nossa existência é um acaso;
E que não tem um centro o Universo.

O que aprendemos?
Que morremos.
Não valemos nada.

Qual foi nossa perda?
Nossa vida.
A mente e os mitos.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vc acha os mitos.. importantes?

vitais...para o nosso entendimento.. do mundo?

o que vc pensa..

sobre os

mitos?

23:53  
Anonymous Anônimo said...

Como, não tem um centro o Universo? Já ouviu falar do Big Bang? O universo se expande constantemente a partir de um ponto central, ou seja, aquele em que se concentrava a matéria antes da grande explosão (Big Bang) que deu início ao que hoje nós chamamos de universo. É claro que ele não tem um centro. Ou você queria que fosse o Sol? Ou a Terra? Já ouviu falar de Carl Sagan? Einstein? Stephen Hawking?

04:26  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo: É claro que ele TEM um centro.

04:27  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi nada.

04:27  
Anonymous Anônimo said...

Eu entendi a primeira parte. Ele está discutindo as evoluções da ciência ao longo da história da humanidade. Aristóteles... Copérnico... Galileu... e daí por diante.

A segunda parte me pareceu completamente sem sentido. Acho que ele pensou que tinha que dizer alguma coisa bonitinha e colocou a primeira coisa que veio na cabeça.

04:29  
Anonymous Anônimo said...

Poesia é viadagem.

04:30  
Anonymous Anônimo said...

olá... vi recentemente o teu comment no meu blog. obrigado por visitares. somos de dois lugares diferentes com um oceano a separar-nos mas temos algo me comum. O português...
decidi retribuir neste soneto k sinceramente me fascinou. não concordo com os heterónimos de f.pessoa porque penso que tudo faz sentido mesmo que não o pareça. por vezes o sentido sai directamente do nosso subconsciente.
A origem da nosso sentimento de insignificância provém mesmo de descobrir-mos que nem o antropocentrismo, nem o geocentrismo nem sequer o heliocentrismo eram verdade... isso levou-nos à destruição do nosso ser e fez-nos duvidar tudo até hoje... Vida/Morte... Verdade/Mito... A existência de um deus e até o que existe além do sistema solar... a nossa raça ainda é tão ignorante, e durante muitos milénios ainda seremos... tens razão ao dizer que perdemos a vida a lutar pelo que desconhecemos... perde-mos a mente... a loucura absorve... Pedro Freitas(Jinx)

17:25  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.