11.7.06

Obituário: Syd Barrett

Sei que pouca gente conhece o guitarrista Syd Barrett, raramente mencionado nas antologias da história do Rock, jamais lembrado pelos noviços do instrumento, que veneram os mestres sem fazer menção a esse gênio perturbado que marcou, ainda que só de passagem, a história do Rock inglês.

Pois Syd Barrett, que morreu recentemente (a porta-voz que anunciou o falecimento disse "há alguns dias"), é fundador e responsável pela maioria das composições da fase mais perturbadora do Pink Floyd. Fala-se muito de Roger Waters, o baixista prepotente que não cansa de nos lembrar de que é o principal compositor da banda no seu auge comercial, com Dark Side of The Moon e The Wall.

Tudo bem. Mas na fase mais psicodélica, inventiva e provocante da banda, o nome a ser lembrado é o de Syd Barrett. The Piper at the Gates of Dawn, Astronomy Domine e outras pérolas musicais são assinadas pelo guitarrista.

Mas o mais interessante a mencionar sobre Syd foi o seu recolhimento, após deixar a banda, em 1968. O motivo de sua partida não foi nenhuma briga: simplesmente o excesso de drogas e álcool perturbou seu cérebro a tal ponto que ele mal conseguia formular frases com significado.

Seu substituto foi outro gênio da guitarra: David Gilmore. A genialidade de Syd pode ser medida pelo fato de que Gilmore, um mestre e grande instrumentista, não pode ser comparado em genialidade ao seu antecessor.

Barrett se recolheu a sua casa em Cambridge, de onde raramente se ouviu falar dele, salvo no lançamento de dois discos solo, um deles muito recentemente, dois ou três anos atrás. Ouvindo os discos, vê-se que o cérebro que os produziu não segue a mesma lógica aristotélica que nós; é difícil escutá-los, mas não se pode perder de vista o respeito devido a um verdadeiro gênio dos sons.

Comparo a morte de Syd Barrett à de Tommy Bolin, outro grande guitarrista que não tem o reconhecimento que merece. Outro dia falarei dele, quem sabe?

9 Comments:

Blogger Paulo de Tarso said...

Paulo,

tinha o vinil batizado por ele como Opel
Nunca o compreendi direito, talvez por pouco ouvi-lo. Mas sempre o reconheci como gênio que nunca foi reconhecido como tal. Infelizmente!

abs,

05:30  
Blogger Flavia said...

Não sei quem o cara, mas tb não sou chegada a rock. Mas isso de anunciar a morte de uma pessoa dias depois é um tanto ruim heim!! Tá certo ele não ser lembrado ou conhecido por muitos, mas ser esquecido pelo proprio agente é dose.

bjs

07:58  
Anonymous Anônimo said...

Nunca ouvi falar desse cara, mas quero agradecer a sua visita ao meu blog.
Big Beijos

15:01  
Blogger Bela said...

Sem mencionar a competência do guitarrista (porque disso entendo pouco!), ele fundou o Pink Floyd, o que por si so ja merecia toda reverência! Mas sabia que ele foi afastado da banda, depois de fritar a "cabeuça" de tanta droga, porque ficava cuspindo no povo da 1ª fila!?
hahahahaha
Irreverência e psicodelia!
um pacotão!!!
beijo

03:36  
Anonymous Anônimo said...

A verdade cansou de se esconder.
A verdade cansou de ser hipócrita.
A verdade resolveu se revelar agora, sem receios ou pudores.
Você está preparado para a verdade?

09:15  
Blogger anouska said...

oi, paulo. estive por aqui outro dia e li todos os posts (adorei em particular aquele sobre o bar do cidão), mas estava impossibilitada de comentar. mistérios do blogspot... o meu marido (o paulinho aí de cima) AMA pink floyd, mas sempre me disse não gostar da fase syd barret. eu não curto progressivo e nunca o escutei. porém, reconheço que é triste morrer esquecido.

14:43  
Blogger i said...

O conceito de verdade vem sendo discutido há quase três milênios. Se você tiver a resposta, não esqueça de patentear, vai dar uma bela grana!

17:04  
Blogger i said...

Oi Cris, que comentário simpático! Valeu.

17:05  
Anonymous Anônimo said...

É pena que muitos não conheçam o pink desde suas origens, dadas, desde o seu nome, por Syd. Além de ser um guitarrista inovador para a época deixou-nos letras misteriosas e sua criatividade cessou de chegar ao público devido à esquizofrenia.

04:44  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.