29.6.06

Seção Gemäldegalerie: Odilon Cavalcanti

Torso, acrílica sobre papel de Odilon Cavalcanti

Batendo perna pelas veredas da internet, tropecei na página de Odilon Kleber Cavalcanti, artista plástico pernambucano que reside em Mairiporã, interior de São Paulo. Fuçando na galeria de obras, descobri coisas fabulosas como a tela acima, essa explosão de cores e formas que remete a todo o mistério do sexo feminino, o impulso inescapável para um universo de descontrole e perdição. A imagem, que tem as cores de um Matisse e o volume de uma escultura de Rodin, fala aos instintos até pela imagem: uma figura fugidia, escapando na direção oposta, diáfana como um fantasma em seu poder de mulher. Se eu tivesse dinheiro, gostaria de pendurar na parede de casa.

Odilon é um artista plástico com décadas de experiência; pinta, desenha, esculpe. Seu trabalho, ao contrário da maioria dos artistas trancados em seus ateliês, é fruto de pesquisa e de uma concepção concreta do que deve ser sua arte pessoal. É por isso que o resultado que atinge possui um verdadeiro sentido interno. Odilon não é epígono de corrente ou mestre algum, ainda que dialogue com diversas tradições da modernidade.

À parte seu trabalho de artista, Odilon toca um projeto social em Mairiporã, chamado Terra da Paz. Crianças locais são ensinadas a lidar com a arte como uma forma de intercâmbio entre as pessoas e das pessoas com o mundo. Mais que assistencialismo, o trabalho é formativo; vê-se pelos resultados: a intervenção em uma praça da cidade, há anos abandonada, resultou em um ambiente de socialização e convívio.

Um artista precisa ter um contato profundo com seu mundo. É dessa fricção que surge a grande arte, sua beleza, sua força, sua relevância. Eis um bom exemplo vivo.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Divulgue por favor o contato ou o ateliê do artista, achei muito interessante!

00:54  
Blogger Bela said...

Gostei muito da tela, tem algum site pra indicar?

03:58  
Anonymous Anônimo said...

O site do artista é http://www.artesdatraca.com.br/odiloncavalcanti
pode contata-lo pelo mail terradapazorm@terra.com.br

17:59  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.