13.8.07

Extra, extra! Layout novo!

Este post, pra ser honesto, não tem a mínima importância. Escrevi-o só pra comemorar uma vitória bastante medíocre; mas vitória, ainda assim. Talvez ninguém tenha reparado nisso, mas andei mudando as coisas por aqui. Já vejo as gentes dando de ombros. Mudanças no blog, ora, todo mundo faz o tempo inteiro. Não vale a atenção de ninguém. Mas insisto em comemorar como se fosse um Prêmio Nobel (é verdade que o Nobel dá mais dinheiro). Pra mim, é um triunfo.

Quando montei este blog, apliquei-lhe um dos inúmeros layouts do Blogger. No meio de todos os quadrados coloridos, com headers, footers, sidebars e outras stuff, encontrei um desenho que me agradou. O exterior lembrava uma lombada de livro antigo; o interior, páginas amareladas de um pergaminho. Não precisei procurar mais. Eis a aparência que, na minha ignorância de iniciante, queria dar ao Para ler sem olhar.

De lá pra cá, não deixei de ser iniciante, é claro. Mas aprendi muita coisa. Uma delas diz respeito ao desconforto de ler uma página com aquele fundo cor-de-barro, que não faz contraste suficiente. Outra é que o cabeçalho deste blog é feio, muito feio, feio de morrer. E tanto mais! Ainda assim, não aprendi o principal, ou seja, como mudar todas essas coisas. O tal código-fonte, pra mim, continua sendo o maior mistério da Terra. O que fazer para alterá-lo?

Como minha preguiça só não é maior do que minha curiosidade, enveredei por algumas leituras que transmitem ensinamentos sobre páginas de internet e blogs. Pois os tais gurus falam todo tipo de coisa. Recomendam trackbacks, keywords e loads of crap. Mas, como não entendo nada disso, aprendi apenas que é muito importante ter uma página razoavelmente bonita e de fácil leitura. E eu, lá, com uma página feia e ilegível, incapaz de manipulá-la.

Foi assim que, certo dia, fui apresentado à única coisa que conheço em código-fonte: as cores. E nem são todas, só duas. O preto é uma série de seis zeros, e o branco, de seis ff. Ou seria o contrário? Pouco importa. Invadi o modelo do blog e troquei todas as cores por ff e zeros. O resultado é isto que se pode ver.

Eu mesmo... Acho estranho. Abro a página e perco horas a esquadrinhá-la. Gosto? Não gosto? Gosto? Não gosto? Continuo sem chegar a uma conclusão. Ficou estranha, penso. Mas posso, quem sabe, alegar que é uma espécie de minimalismo. Vai que alguém cai?

Está longe de ser o ideal. É quase a confissão da minha ignorância. Mas o primeiro passo foi dado e, daqui por diante, este será um blog em branco e preto. O cabeçalho continua quase igual, é verdade. Nisso, ainda não aprendi a mudar. Ainda assim, mal consigo conter o orgulho de ter feito uma mudança tão drástica por conta própria. Já domino os ff e os zeros. Amanhã, posso dominar o mundo.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabéns!

Vou te mandar uns códigos que leio no FF. Ficou bom.

13:06  
Blogger Silvia Regina Angerami Rodrigues said...

Parabéns pelo novo layout! ficou muito melhor de ler, mesmo. []s

13:41  
Blogger Cris Teles said...

Mudar é sempre bom! Renova os ânimos..a energia e nos faz bem.
Aos poucos vamos conhecendo nossos limites e capacidades!! Dominar o mundo é só uma questão de tempo :)
Parabéns!!
Cris

15:45  
Anonymous Anônimo said...

eu recomendo, meu caro, a você fazer como eu (também um ignorante em quase tudo): fiz um blog só para ficar fuçando naquele código HTML, faz e desfaz e faz e desfaz. até que aprendi um ror de coisa.

mas assim o seu blog está bacana, bom mesmo é letra petra no branco. antes do atual, meu blog tmb tinha um fundo esquisito, verde claro, nada a ver.

PS: essa confirmação de palavras em sua caixa de comentários está fazendo com que eu me ache um analfabeto, quase sempre ela diz q eu não digitei as letras corretas.

15:47  
Anonymous Anônimo said...

É uma delícia ficar fazendo essas coisas...

14:42  
Blogger Lelec said...

O visual do blog melhorou muito, ficou mais "clean". Apenas uma pequena sugestão: tire esse tanto de publicidade. Do jeito que está, fica com cara de "macacão de piloto de F1"; é um excesso de informação. Bom, mas seja como for, com ou sem publicidade, vou continuar freqüentando o espaço, pois ele é muito legal e seus textos são ótimos.
Grande abraço, mon ami.

PS: Espero que tenha recebido as fotos que lhe mandei.

17:48  
Blogger Cláudio said...

Olá!

Sem grilo!
O blog tá bacana, leve de ler e o mais importante é o que vc tem para passar, o conteudo.

Gostei e até mais!!!

22:39  
Blogger Chris said...

Eu adoro mudar o layout do blog.
Para quem não sabe programar é difícil mesmo. Parabéns pela conquista.
[]'s

00:39  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.