19.8.06

Atravessando

Como se não existissem o tempo ou a vida e a verdade tivesse sido inteiramente construída pelos grandes engenheiros do último século, como se o mero sustentar-se sobre dois pés fosse um desafio a deuses sem nome, um corpo, sozinho, oscila com firme determinação por sobre o canteiro central das gigantescas salas de estar.

É um homem, na acepção antiga da palavra, de quando era mais que uma palavra ou uma codificação de hormônios e aminoácidos, como é uma alma com vasos sangüíneos e infinitos dentes, que tanto servem para morder pão dormido como para zombar das antigas virtudes, agora vivendo sob o disfarce de tímidos dogmas.

De ambos os lados do homem voam, indo e vindo, as cinzas da fogueira inextinguível, já tão frias que não podem aspirar ao estandarte do Reino, nem reconhecer em si os embriões da alegoria com que foliões do porvir vencerão os carnavais, nem aceitar o impulso misericordioso de alguma ventania que as espalhe.

Oscila o corpo, penso, pacificado, de braços abertos sobre a face amara de um ser incivil, rude, um navegante agarrado a seu astrolábio sem se dar conta de que jamais teve ou terá rumo, um leviatã frouxo, miríade de nulidades levianas e ambiciosas a espetar suas garras terra adentro, tal alfinetes nas carnes dos povos.

Como se não fosse necessário temer o alheio, o incerto, o frio, a pobreza e a morte.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Paulo, que grande alegria receber sua visita! Sabe, eu era como o pessoal de São Paulo, como vc mesmo diz, focado apenas em compositores como Beethoven, Mozart, Bach, Vivaldi e apenas este ano tive meu primeiro contato com a obra de Mahler. A Apresentação de ontem no Theatro Municipal do RJ foi esplêndida! Depois vou postar umas fotos! Obrigada pela sua visita! Apareça mais vezes, ok? Priscila

14:31  
Anonymous Anônimo said...

Grande Paulo, tudo bem?!?
Perfeição de texto e imagem! Acrescente umas "notas musicais" aí! :))))
Podemos trocar experiências sobre Música! Interessa-me me corresponder com Compositores - somos tão poucos no Brasil!! - para trocarmos experiências, peças e divulgarmos o nosso trabalho!
Viva a Música!!
Grande abraço fraternal!
Wallace

15:49  
Blogger C. said...

"É um homem, na acepção antiga da palavra, de quando era mais que uma palavra..." gostei especialmente deste início de frase. tens conciencia k talvez tenhas descoberto a solução para mts ds problemas d mundo?!? ha k relembrar ao homem que essa palavra antes de ser palavra, é um estado, um estatuto com emoções próprias. o homem convenceu-se com o passar do tempo k d um modo ou de outro, é imortal. é preciso lembrar que sentir a humanidade é mains importante que simplesmente ser...

17:53  
Blogger Jana! said...

eu atravessada pelo homem sem destino. fiquei pensando nas intempéries de uma caminhada, bem ao que ando perseguindo agora nesses atravessares da palavra.

05:14  
Anonymous Anônimo said...

E tememos tudo, né?
Mas seria bom despir todo esse medo de nós!

Beijinhossssss

22:05  
Anonymous Anônimo said...

Putaquepariu (com o perdão da palavra de baixo calão)... tu escreve dificil hein....
Eu até (acho) que entendi a intenção, mas eu queria saber se ele cambaleia de fraquesa ou por excesso de alcool?

01:46  
Blogger Rafael Paes said...

Olá amigo, obrigado pela visita ao Contos & Afins.
Tô adorando a leitura aqui. E ainda tem muito a ser lido ainda!
Abração

04:12  
Blogger i said...

Duck, não me ocorreu perguntar ao cara, mas pelo jeitão, parece que a resposta é o álcool. De qualquer forma, já que não temos como ter certeza, podemos ficar só com a imagem.

Quanto a escrever difícil, não concordo: difícil é querer entender. Como não tem o que ser entendido, comprica...

04:25  
Blogger Bela said...

Amigo In-verso,
Linda a imagem do homem que se agarra ao astrolábio!
Mais uma bela coleção de imagens e sons pra mim.
beijo

16:36  
Blogger Ivã Coelho said...

O homem é mais que um, simples e difícil, homem. E estas palavras voam assaz, agora, por meus ambientes: reflexão.

Abçs

19:36  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.