30.5.06

Só pode ser invenção do jornalista (tomara!)

Ontem, no Jornal do Brasil, uma das notícias mais engraçadas que já li. Quer dizer... engraçado não... isto é... terrível... mas é engraçado... não sei definir...

Ou seja: como diria Pirandello, seria cômico, se não fosse trágico.

Aparentemente, o famoso PCC de SP, aliado do CV do RJ (aquele que é inimigo do TC, ou 3C, do ADA e do IDI), agora tem dois... uh... concorrentes no... uh... mercado. Um se chama LCD e é meio obscuro e o outro agora é o TCC (eu já fiz um TCC, não sabia que era tão perigoso). Acertou quem chutou o significado da sigla como sendo Terceiro Comando da Capital. E acertou quem fez a associação com o Terceiro Comando carioca.

O que tem de engraçado nisso? Nada.

Prossigamos com a transcrição da reportagem: aparentemente, dois ex-subordinados do famoso Marcola, líder do PCC, tiveram uma discordância estratégica em relação ao futuro do grupo. Aparentemente, eles acreditavam que o PCC deveria aterrorizar a sociedade para conseguir seus objetivos (a princípio, a melhora de condições nas prisões etc e tal, mas vai saber). O Marcola, por outro lado, preferia concentrar as ações nos próprios presídios e nas atividades mais lucrativas do grupo (que não têm nada a ver com as condições de vida dentro das cadeias).

Resultado, os dois dissidentes juntaram um pequeno grupo e formaram um outro núcleo. Uma coisa leva a outra: começou uma guerra entre criminosos, como de hábito. Aparentemente, os dissidentes conseguiram assassinar a ex-mulher do Marcola, entre outras ações violentas.

O que tem de engraçado nisso?

Nada.

A parte engraçada começa agora. Preocupado com as tensões crescentes, aparentemente o governo estadual resolveu transferir os presos dissidentes, mantendo-os longe do núcleo central do PCC. Muito bem pensado. Mas para onde eles foram transferidos? Para uma cadeia de presos não vinculados a facções. Mil e tantos indivíduos, digamos assim, virgens. Folham em branco. Matéria-prima. Em poucos meses, eram mil e tantos membros do novo grupo (que aparentemente ainda não tinha nome). Mil e tantos sujeitos que começaram a reivindicar e aterrorizar carcereiros e policiais ainda mais que o PCC. Muito inteligente da parte dos nossos governantes.

Mas não pára por aí.

Assustado com o súbito aumento do número de criminosos de alta periculosidade, o governo tomou uma atitude extrema: telefonou para o governo fluminense (é o que diz na matéria, não tenho nada a ver com isso) e pediu ajuda. Resultado?

Sim, meus amigos! Os dois dissidentes foram imediatamente transferidos para o complexo penitenciário de Bangu. Aquele mesmo onde os presos falam ao telefone no pátio interno, aquele mesmo de onde saem extorsões por telefone, aquele mesmo em que estão "presos" os líderes do... Terceiro Comando.

Viram como é engraçado?

Segundo a reportagem, um dos dissidentes saiu da cadeia aqui declarando: "Agora vou fazer meu doutorado no crime". Que surpresa. Diz a matéria, também, que lá eles conviveram com o Fernandinho Beira-Mar. Isso já acho menos provável, esse aí é de outra facção. Mas o que importa é que eles aprenderam tudo direitinho, ganharam de lambuja fornecedores de armas e drogas e votlaram para São Paulo prontos para o que der e vier. Isso tudo lá pelos idos de 2003.

E ainda tem gente que fica surpreso que sejamos reféns da violência. Ah, sim, mas esqueci: a culpa é dos "direitos humanos que são direitos de bandidos". Claro.

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.