5.6.06

Seção diálogos: Às fogueiras!

Este diálogo aconteceu de verdade, entre uma mãe e a filha na hora do chá, diante de torradas, xícaras, bule, toda aquela parafernália. A mãe, católica fervorosa, mas das que se consideram modernas. A filha, espiritualidade à parte, não segue necessariamente a mesma linha. Prefere se manter à parte por motivos pessoais, etcetera, etcetera, o roteiro é bem conhecido. Vamos ao diálogo.

Mãe: O mundo está ficando maluco... Estou muito preocupada com isso.
Filha: Sabe que eu também? Bombas atômicas, terroristas internacionais, poluição atmosférica, esgotamento dos recursos naturais...
Mãe: É impressionante o retrocesso moral!
Filha: Impressionante mesmo. Parece que estamos regredindo, as pessoas pensam com o fígado, uma violência generalizada, consumismo irracional, hedonismo suicida...
Mãe: Você sabe qual foi a última?
Filha: A última? Bom, tem várias últimas...
Mãe: Agora uma tal artista aí... Uma tal de Márcia X., resolveu que queria chocar.
Filha (aparte): Ih... Já sei o que está vindo...
Mãe: Pois é. O que é que a fulana resolveu fazer? Pegou vários terços e fez desenhos com eles... em formato de... bem, você sabe, de...
Filha: Sei, sei, sei...
Mãe: ... bom, de pênis...
Filha: Eu sei, eu sei, eu sei...
Mãe: Pra quê, isso? Precisa atacar a fé das pessoas assim? É sempre com a Igreja Católica! Nunca é com as outras, já reparou? Quer publicidade! Quer ibope! Que absurdo...
Filha: Bom, ela deve ter feito isso há muito tempo... Já morreu há anos...
Mãe: É mesmo? Como é que eu nunca tinha ouvido falar disso?
Filha: Sei lá. Vai ver não era tão importante assim.
Mãe: Claro que era. Agora o Banco do Brasil resolveu colocar essa “obra de arte” dela (as aspas estavam bem claras na expressão da personagem) numa exposição!
Filha: Faz sentido, era uma exposição de arte erótica...
Mãe: Arte? Isso não é arte! E que bobagem, arte erótica, isso é coisa de gente deturpada. É só ver essa dos terços, essa mulher só queria chamar a atenção!
Filha: Não seja por isso, já tiraram a obra da exposição, pode ficar calma.
Mãe: Tiraram porque a gente se mobilizou! Você tem que ver o e-mail que eu mandei pra direção do Banco do Brasil! Todo mundo está cancelando suas contas no banco! Os católicos não podem permitir uma coisa assim! A gente só leva porrada, tem que responder também
Filha: Mas e a outra face...
Mãe: Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não podemos permitir uma blasfêmia dessas! É uma pena que ela já morreu, senão a gente poderia tomar atitudes, você sabe, mais drásticas!
Filha: Que isso, mãe! Que violência!
Mãe: Ah, não dá mais pra ficar agüentando calada, não!
Filha: É, interessante. Parece que a artista conseguiu o que queria.
Mãe: Artista, coisa nenhuma! Artista era Michelangelo! Essa mulher é uma depravada!
Filha: Mas muito eficiente... a tal da obra atingiu em cheio o objetivo. Você que é uma estudiosa tão profunda da Bíblia, que lê todos aqueles comentadores, leu Agostinho, Cantalamesa, Caldwell, Tomás de Aquino e assim por diante, quando uma artista obscura do Terceiro Mundo faz um ataque frontal no chão de uma exposição de arte o melhor que você consegue fazer é fazer invectivas e defender a censura.
Mãe: Você queria que eu ficasse calada?
Filha: Acho que a maneira correta de marcar uma posição é através de argumentos sólidos. Senão vamos acabar que nem aqueles crentes que atacam terreiros de macumba. Se você acha que ela está errada, e você certa, prove. Só que ao reagir irracionalmente, você se uniu a esse grupo obscuro chamado “Opus Christi”, que ninguém sabe de onde veio, mas tem a TFP no DNA, e propagou o abafamento do debate. Qual foi o resultado? Eu nunca tinha ouvido falar dessa artista, mas agora onde quer que eu vou tem cartazes com “BB Censura” e um terço em forma de pinto.
Mãe: Um absurdo! Tinham que tirar esses cartazes.
Filha: Tarde demais, quem colocou o assunto na mesa foram vocês. Talvez conquistassem mais almas através da argumentação e da conquista, não do tacape.
Mãe: Pois é essa passividade dos católicos que faz com que os fiéis diminuam a cada dia.
Filha: Que passividade? A passividade da Inquisição? A passividade da Opus Dei? A passividade da TFP? A passividade de todos aqueles colégios religiosos cuja grande contribuição para a espiritualidade das pessoas eram, e continuam sendo, a palmatória e a pedofilia?
Mãe: Como você pode dizer uma coisa dessas? Não foi essa a educação que eu te dei! Eu te eduquei em Deus! Não sei o que você anda vendo aí pelo mundo, mas estou sinceramente chocada.
Filha: Eu também estou chocada.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nois vamu ti pega, seu pagaum demoníacu!

20:59  

Postar um comentário

<< Home

online weblogUpdates.ping Para Ler Sem Olhar http://paralersemolhar.blogspot.com/ Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Check Page Ranking Blog Flux Directory Blog Flux Directory Blog com crônicas e relatos da vida de um estudante brasileiro em Paris, França. Contos, críticas, reflexões políticas.